Em ofício, o presidente Osni Ocker desautorizou todos os eventos que seriam realizados pelo Poder Executivo na Casa de Leis.
Com a presença de aproximadamente vinte associações municipais, foi realizado no último dia 08 a 1ª Conferência do idoso de Itapoá. O evento realizado nas dependências da Câmara de Vereadores foi organizado pela Secretaria de Assistência Social do Município, e contou com a presença do prefeito Sérgio Ferreira de Aguiar, o qual se interou dos problemas vivenciados no dia a dia dos idosos do município.
Durante a Conferência foi realizada a escolha dos conselheiros que irão representar a classe, sendo discutido tópicos importantes a nível de município, bem como, o que pode ser feito em benefício das pessoas da Terceira Idade.
Lamentável
O que tinha tudo para ser um marco histórico da cidade, acabou em muita polêmica após o presidente da Câmara de Vereadores enviar um ofício ao prefeito comunicando que não mais iria emprestar o recinto para nenhuma reunião realizada pelo Poder Executivo, inclusive desmarcando as já agendadas a exemplo da audiências públicas. O fato ocorreu segundo o presidente devido a falta de limpeza do prédio que seria de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social.
Segundo o ofício, o prédio foi deixado em completa sujeira, citando os corredores de acesso, paredes, cozinha e banheiros, copos jogados no chão e o uso de água mineral da cozinha, dando a entender que o recinto foi utilizado de forma irresponsável. Após o envio do ofício, o presidente veio a público citar que em nenhum momento quis ofender os idosos, e sim cobrar a responsabilidade da secretaria.
Responsabilidade
Para o conselheiro nomeadoMilton Klinkerfus Filho, a atitude do presidente foi precipitada e totalmente errônea. Segundo ele, mesmo que a limpeza do local seja de responsabilidade da secretária, o modo como foi colocado a questão deixa transparecer que os participantes da conferência deixaram o local totalmente sujo, fato este que segundo o conselheiro não aconteceu. Milton afirma que foi um dos últimos a sair, e que o ambiente estava normal, podendo é lógico haver um copo caído no chão, um pouco de areia na entrada, pois as ruas não são pavimentadas, mas nunca da maneira como foi colocado.
“Foi com muita tristeza que recebemos do Sr. Osni Ocker (presidente da Câmara de vereadores de Itapoá), a responsabilidade de termos sujado o chão, as paredes, os banheiros, enfim...emporcalhado aquela Casa de Leis. Como foi constatado por todos, no período da manhã, esteve presente somente o vereador Geraldo Weber, no período da tarde até o término dos trabalhos nenhum representante da Casa esteve presente no salão principal, sendo que o prefeito, com todas as suas ocupações permaneceu conosco por quatro horas na reunião. Foi muito importante! Sendo um dos últimos a deixar o recinto não vi no salão nenhum tipo de sujeira como citado pelo Sr. Osni Ocker. Embora tentando colocar a culpa na Secretária de Assistência Social, por não ter efetuado a limpeza, o presidente caracterizou que os idosos presentes foram responsáveis pela sujeira excessiva naquela Casa de Leis, e que nós destruímos o patrimônio publico. Além de ser uma inverdade, não poderia afirmar algo que não viu por não ter participado por nenhum segundo da tão importante Conferência e por tal acusação cabe um processo por extremo desrespeito aos idosos de Itapoá”, completa o conselheiro.
Foto: Miguel Minoto
Itapoá por dentro