TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

O médico oncologista de Itajaí, Giuliano Santos Borges, esteve nos últimos dias em dois eventos internacionais, que discutiram avanços no tratamento para o câncer. Entre os dias 26 e 30 de setembro, participou do Congresso ESMO, em Madri, na Espanha.

Nesse congresso foram apresentados resultados dos novos tratamentos para o câncer. Dois deles foram destaques: a atualização de nova medicação para certos tipos de câncer de mama - (Her2) acrescentou em mais de 1 ano o tempo de vida. Vale lembrar que esta medicação já está sendo utilizada em estudos clínicos desde 2009, no serviço em Itajaí. De acordo com o médico, outro destaque foi o uso de 2 medicações  ( em forma de comprimidos) para o melanoma - que o Centro de Novos Tratamentos Itajaí participou em 2013. Este aumentou quase o dobro de tempo para progressão do tumor em relação ao tratamento que era padrão até o momento. “Presenciar os resultados dessas medicações que foram avaliadas em Itajaí e apresentadas no principal congresso europeu é um ganho para todos os pacientes do mundo e uma grande oportunidade para os pacientes da região do Vale do Itajaí. Na apresentação final, foram feitos agradecimentos a colaboração do serviço de Itajaí como um dos locais onde surgem os tratamentos de nova geração no câncer do mundo”, acrescentou o médico Giuliano Santos Borges.

Entre os dias 3 e 4 de outubro, ele fez parte do Programa de Educação Médica sobre Câncer de Mama, na Universidade do Texas - MD Anderson Câncer Center. Esse programa tratou das mais recentes descobertas para o câncer de mama, como: cirurgia de mama, radioterapia, terapia,  terapia endócrina e novas abordagens terapêuticas no tratamento. O serviço do MD Anderson é considerado como número 1 no tratamento do câncer de mama no mundo. “A troca de experiências do grupo brasileiro que contou com 15 médicos oncologistas foi excelente em conjunto com o serviço de oncologia do MD Anderson”, finalizou.

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION