Policiais do Destacamento de Itapoá foram informados que um veículo de cor prata estaria realizando manobras perigosas no Bairro Samambaial. No local a Guarnição deparou-se com um veículo com as características descritas, o qual empreendeu fuga pelo Bairro, sendo acompanhado pelos policiais que conseguiram abordar o veículo na Avenida Celso Ramos.
No interior do automóvel estavam Rafael Lourenço de Carvalho (19A), condutor, e um passageiro de 21anos, os quais segundos antes da abordagem jogaram pela janela um pacote, que com apoio de outra Guarnição foi constatado haver em seu interior dois torrões de substância semelhante à maconha (um grande e um médio).
Após verificação das placas constatou-se que o veículo abordado era um Citroen Air Cross e que os documentos apresentados pertenciam a um Citroen X Sara Picasso do Município de Lajes e a tarjeta estava como sendo de Florianópolis. Diante dos fatos, Rafael declarou haver comprado o veículo para “estouro” em Curitiba por R$ 5 mil, e que estava em companhia de outros companheiros que haviam se deslocado com veículo Parati para a Barra do Saí. As Guarnições deslocaram até o local e abordaram todos os companheiros dos ocupantes do Citroen e os conduziram todos até a Delegacia de Policia para procedimentos cabíveis.