TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

Pelo trabalho de recomposição da vegetação da orla da Praia da Figueira, em Itapoá, o Terminal recebeu o prêmio Ozires na categoria Empreendedorismo ambiental.

O Porto Itapoá recebeu o prêmio Ozires na categoria Empreendedorismo Ambiental, modalidade Empresa, pelo projeto “Recomposição da vegetação em um trecho da Orla da Praia da Figueira (Itapoá, SC) com a participação dos atores sociais locais”. O evento está em sua 7º edição e a cerimônia de premiação aconteceu no dia 12 de fevereiro, no Museu Oscar Niermeyer, em Curitiba (PR).

A preocupação com a sustentabilidade está presente no dia a dia do Porto Itapoá, que investe em ações de preservação, monitoramento, educação ambiental e controle da fauna e flora do entorno do Terminal.  “Este prêmio mostra que estamos trilhando um caminho assertivo nos nossos projetos ambientais, adotando medidas simples e eficazes, alinhadas com os valores da nossa corporação”, afirma Christiano José de Anhaia Pereira, supervisor de Segurança do Trabalho & Meio Ambiente do Porto Itapoá. Ele ressalta que o Porto Itapoá venceu a concorrência de empresas de médio e grande porte, algumas delas com muitos anos de atuação e de abrangência internacional.
Ecossistema Costeiro

O projeto premiado contou com a participação de 15 moradores locais, que foram capacitados para produzir mudas de espécies nativas do ecossistema costeiro, em viveiros simples e domésticos. Foram produzidas 200 mudas de dez espécies diferentes e mais 300 mudas de espécies de Mata Atlântica, das quais 126 já foram plantadas  na orla em frente ao Porto Itapoá. “O projeto é simples e direto, com objetivos bem fundamentados para a recomposição da vegetação, além da mobilização da sociedade e o viés de educar e promover a ampliação da consciência ambiental com jovens e famílias da comunidade”, conta Pereira.

O projeto terá continuidade ao longo deste ano. Espera-se finalizar o plantio de todas as mudas cultivadas, completando o processo de recomposição da vegetação nativa da orla da Praia da Figueira. O Porto planeja ampliar a abrangência do plantio em outras orlas de Itapoá, em áreas de praia com invasão de espécimes exóticas.

Texto e foto: Sara Menezes/EDM LOGOS 

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION