TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil de Joinville registrou queda de 35,2% no número de assassinatos no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período em 2017. De janeiro a junho foram registradas 48 mortes violentas contra 74 no ano passado. A redução no número de crimes dolosos contra a vida é reflexo do incremento qualitativo na atividade de investigação de homicídios em Joinville. 

Já em relação ao número de prisões realizadas pela Homicídios houve um aumento de 28,8%. Até o dia 30 de junho foram presos 58 acusados, 13 a mais do o mesmo período do ano passado. “A criação de uma unidade especializada, formada pela união de policiais motivados, qualificados e vocacionados para a investigação de homicídios, é fator primeiro a colocar a Polícia Civil de Joinville em destaque no cumprimento de sua atividade fim”, observa o delegado Dirceu Augusto Silveira Junior, titular da DH de Joinville.

Ele destaca que a abordagem estratégica da delegacia especializada faz com que lideranças do crime organizado sejam responsabilizadas pelas mortes, e não apenas os executores diretos dos crimes. “Concluiu-se que a autoria intelectual é o elemento de fomento principal a ser neutralizado, representando um grande desafio aos profissionais da DH na identificação e reunião de provas para levar os líderes de facções ao banco dos réus.”

O delegado Dirceu da Silveira Junior destaca que os resultados expressivos mostram que a repressão qualificada, com uma boa investigação, é fundamental para fazer frente à impunidade e reprimir a prática de crimes contra a vida.

Texto: Jacqueline Iensen/Assessoria de Comunicação Polícia Civil

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION