Urubuzão - Parabéns em um dia apenas, não é suficiente para demonstrar a importância da mulher no contexto mundial. Tudo o que se falar para enaltecer sua capacidade, com certeza não vai explicar sua importância. A mulher nos dias de hoje, já conquistou seu espaço, aproveitando todas as oportunidades para ‘emancipar-se’, e mostrar que sua inteligência é igual, ou superior a do homem, coisa que até poucos anos atrás seria impossível se dizer. Em alguns países orientais - devido a regras religiosas -, a mulher ainda ‘engatinha’ na busca desta evolução, mas com certeza já conhece seu potencial, mesmo sem poder expor sua capacidade.
Nos países ocidentais, a verdadeira abertura se deu pela falta de mão de obra, onde alguns empresários inescrupulosos na época abriram espaço para que as mulheres pudessem trabalhar como operárias, visando tão somente baratear a mão de obra, pois pagavam salários irrisórios ao sexo feminino, as quais realizavam os mesmos trabalhos que os homens, conseguindo assim, dois trabalhadores pelo preço de um.
Aproveitando-se desta ganância, aos poucos as mulheres foram demonstrando todo seu potencial repremido, e ocupando cada vez mais cargos que antes era de exclusividade do homem, sem deixar a desejar no item, competência, vindo a se tornar esta mulher forte e aguerrida dos dias de hoje.
Às vezes escuto a pergunta: Por que não tem o dia do homem? Esta é a resposta, porque não tivemos de conquistar nosso espaço, já nascemos com ele desde o princípio, e o mantivemos enquanto a força bruta prevalecia.
O Dia Internacional da Mulher
Celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920, quando a data foi esquecida até ser recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas de 08 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.